Você já deve ter notado que muitas pessoas não vivem um relacionamento saudável, não é? Todos ficam tão presos na rotina e mal percebem que o relacionamento está indo de mal a pior.
Mas você não precisa ser uma das pessoas! Ainda dá tempo de mudar e salvar o seu relacionamento, garantindo que ele seja mais saudável e duradouro.
Claro que o relacionamento não começa a “despencar” de uma hora para outra. Existem alguns sinais que, se você prestar atenção, vão te indicar que as coisas não estão indo bem.
Aqui vou te mostrar alguns dos principais sinais de uma relacionamento que está saindo dos eixos (ou nunca esteve), e junto com isso, também mostro os 4 pilares de um relacionamento saudável para você implementar aí na sua relação.
Como construir um relacionamento saudável?
Estatisticamente, a cada 2 casamentos, 1 acaba em divórcio. A última avaliação foi realizada pelo Registro Civil em 2022 e indicou que, ainda naquele ano, foram realizados cerca de 970 mil casamentos e 420 mil divórcios.
Ninguém casa pensando em se divorciar, é claro. Acontece que certos problemas surgem no meio do caminho e acabam levando a uma separação inesperada.
Às vezes nem tão inesperada assim.
Se o casal realmente prestasse atenção no que estava acontecendo entre eles, talvez tivesse conseguido reverter a situação.
Alguns dos principais sinais principais de que a relação não está indo bem, são:
- Falta de comunicação entre o casal
- Desentendimentos frequentes
- Falta de interesse
- Desconfiança constante
Dentro de um relacionamento saudável é comum que o casal converse bastante e compartilhe sobre seus sonhos e sentimentos.
Quando a desconfiança toma conta e os desentendimentos se tornam frequentes, é um sinal claro de que vocês precisam fazer uma pausa e tentar compreender o que está causando todo o estranhamento.

Os 4 pilares de um relacionamento saudável
Está cada vez mais comum as pessoas terminarem relacionamentos ao primeiro sinal de desafio. Isso até tem recebido o nome de “relacionamentos líquidos”.
Mas se você quer mesmo construir relacionamentos sólidos, ricos e duradouros, você precisa investir na sua relação. As duas partes precisam.
Você não pode desistir do seu relacionamento ao primeiro sinal de problema.
Quando um desafio surgir, é um sinal de que você precisa investir ainda mais na sua relação.
Identificou o que está causando problemas dentro do seu relacionamento? Então é hora de trabalhar em cima da causa para que as coisas melhorem. E isso envolve todas as partes.
Um relacionamento funciona da mesma forma que um carro e uma flor.
Para o carro funcionar, você precisa fazer manutenções preventivas e colocar combustível. E para uma flor crescer, você precisa regá-la com frequência.
Uma relação só evolui e se torna duradoura quando você investe nela.
E não é investir dinheiro, é investir amor, tempo e disposição.
Pilar #1: comunicação de qualidade
A base de todo relacionamento saudável é a comunicação. Se vocês não conversam muito e cada um fica num canto, já é um indício de que algo está errado.
O ideal é que o casal consiga conversar sobre a rotina, o que fizeram, como estão se sentindo e compartilhe seus sonhos.
Quando o casal para de conversar, a relação também deixa de funcionar.
Todo casal passa por momentos difíceis e só é possível superá-los quando existe a liberdade para conversar e desabafar. Se a comunicação deixa de ser eficiente, significa que o casal está desconectado um do outro.
Para identificar se vocês sabem se comunicar ou não, basta prestar atenção se:
- Ficam jogando indiretas;
- Deixam as coisas no ar;
- Escondem informações;
- Têm dificuldade de falar sobre o que está sentindo;
- Pouco escutam o outro de verdade;
- Costumam acusar o outro;
- Usam uma comunicação violenta;
- Usam o silêncio como arma.
Percebeu que alguns dos fatores acima estão presentes no seu relacionamento?
Então agora está na hora de vocês trabalharem melhor a comunicação, criando um ambiente seguro para ambos falarem as coisas de maneira sincera, sem medo de julgamentos.
Como solução para essas comunicações cheias de ruído e agressividade, temos a comunicação não violenta, que ajuda demais na resolução de diversos conflitos.

Pilar #2: respeito
Outro pilar super importante dentro de qualquer relacionamento saudável é o respeito.
Um casal precisa se respeitar e se apoiar de maneira mútua.
Quando vocês estão reunidos com amigos, você costuma elogiar seu parceiro ou parceira? Ou apenas faz críticas?
Um casal saudável não sai falando coisas ruins sobre a outra pessoa, nem mesmo em tom de brincadeira. Pelo contrário, aproveita as conversas para exaltar pontos positivos e mostrar o que mais gosta dentro de seu relacionamento.
O respeito deve prevalecer acima de tudo. Vocês precisam apoiar um ao outro sempre que possível e encontrar maneiras de incentivar o crescimento pessoal e profissional de cada um.
Tire um momento para avaliar como anda a sua relação. Algumas perguntas que podem te ajudar são:
- Será que vocês ainda se importam um com o outro?
- São capazes de tecer elogios?
- Conseguem se tratar com respeito?
Se a resposta for não, está na hora de avaliar em que momento o respeito foi esquecido e descobrir como melhorar a relação.
Pilar #3: confiança
Outro tema extremamente importante em um relacionamento saudável é a confiança.
Será que você confia na pessoa com quem se relaciona? E será que ela confia em você?
Vamos fazer um pequeno teste para você descobrir o nível de confiança dentro do relacionamento:
- Você consegue sair sem o parceiro ou parceira e ainda assim se sentir leve?
- Você tem amizades externas?
- Você conversa e se relaciona com a sua família normalmente?
- Você se veste do jeito que quer?
Apesar das perguntas parecerem bobas, no fundo, dizem muito sobre a sua relação.
Quando seu parceiro ou parceira começa a implicar com a roupa que está vestindo ou mesmo com as pessoas que se relaciona, é um alerta.
A desconfiança geralmente surge dentro de relacionamentos desequilibrados, em que o ciúme reina.
O ciúme costuma ter origem em outras emoções, como a de insegurança e a sensação de nunca ser o suficiente.
Tome bastante cuidado com isso. Você não pode usar o ciúme e a desconfiança como desculpas para agir de maneira irracional, e não deve aceitar sofrer com isso.
Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre o ciúme, incluindo como identificar quando ele é excessivo.

Pilar #4: tempo de qualidade juntos
Você costuma ter programas em casal? Ou cada um faz o que quer e vocês só se encontram no final da noite para jantar e ir dormir?
Todo casal precisa de um tempo de qualidade junto.
Não basta jantar de maneira rápida e depois dormir na mesma cama. O tempo de qualidade vai muito além de compartilhar momentos simples um com o outro.
No início do relacionamento, o casal costuma fazer tudo junto: almoçar, jantar, fazer compras, passear. Depois que estão juntos há um tempo, deixam de lado esses momentos por acreditar que o “morar junto” é o suficiente.
Uma dica ótima para recuperar a conexão entre vocês e melhorar o relacionamento é escolher um dia da semana para focarem na relação.
Pode ser saindo para jantar num lugar diferente, cozinhando algo juntos em casa ou simplesmente indo ao cinema ou teatro. Ou qualquer outra coisa que conecte vocês!
O importante é escolher uma atividade que agrade a ambos e estarem 100% presentes durante aquele tempo.
O autoconhecimento é a base!
Tive que falei até de fato importante, mas como conseguir ter uma boa comunicação, ter respeito, agir de forma a transmitir confiança e ainda pensar em terem tempo de qualidade se você nem se conhece e não se desenvolve?
Por isso desenvolver o autoconhecimento está na base de tudo. Casais em que ambos buscam constantemente desenvolver o autoconhecimento, tendem a funcionarem melhor, pois conseguem identificar onde podem melhorar e o que fazer a respeito.
Juntamente com isso, desenvolver a inteligência emocional também é muito valioso. Afinal, ela contribui para que qualquer tipo de relação funcione melhor.
Será que estou vivendo um relacionamento saudável?
Você já parou para avaliar como anda o seu relacionamento? A gente se acostuma tanto com a rotina que esquecemos de verificar se as coisas estão indo bem.
É uma briguinha aqui, um comentário ignorante dali… e seguimos ignorando a realidade.
Está tudo bem cair na rotina. Acontece com todos os casais. O que você não pode permitir é que continuem o resto da vida nisso. Ou que a rotina se sobreponha, se torne um peso e acabe com a relação.
Você precisa aprender a identificar como é um relacionamento saudável.
E você também precisa compreender o que fazer para acabar com as discussões e as brigas desnecessárias.
Portanto, os principais pilares de um relacionamento saudável são: a comunicação, o respeito, a confiança e o tempo de qualidade.
Quer aprender ainda mais sobre o tema? Confira nossas redes sociais e nosso canal no Youtube.