InícioDesenvolvimento PessoalAutocuidado: O que é, Benefícios e Como Praticar

Autocuidado: O que é, Benefícios e Como Praticar

Cuidar melhor de si pode melhorar sua vida.

O autocuidado é um ato de amor-próprio e deveria ser praticado diariamente por todos nós.

Vivemos em um mundo extremamente estressante, e cuidar de si ficou esquecido e é até considerado bobagem ou de pouco valor.

Mas será que uma hora a conta não chega?

Pode apostar que sim.

Por isso, devemos dar mais importância ao autocuidado e ao que nosso corpo está dizendo.

Com simples atitudes podemos ter mais saúde, mais energia e bem-estar e também nos sentirmos mais felizes.

Então, é hora de darmos mais valor a nós mesmos e incluir em nossa vida hábitos de autocuidado.

O Que é Autocuidado?

Entende-se por autocuidado o ato consciente que uma pessoa toma para promover sua própria saúde e bem-estar – em uma ou mais áreas de sua vida.

É possível praticar o autocuidado de diversas formas.

Desde a simples atitude de procurar ir se deitar cedo e ter um bom sono, até adotar hábitos novos que não são comuns para muitos. Como praticar meditação diariamente, ir à sauna com frequência ou ler livros com frequência, por exemplo.

Tudo isso é uma forma de cuidar de si e irá te beneficiar em algum pilar da vida.

A Importância do Autocuidado

Pode não parecer, já que os valores estão invertidos em nossa sociedade moderna. Mas o autocuidado é extremamente importante na nossa vida, assim como nossa higiene pessoal.

Nós tomamos banho, por exemplo, porque transpiramos ou nos sujamos no dia a dia. Então, diariamente fazemos o processo de cuidar do corpo e da saúde através do banho. O autocuidado é exatamente isso.

O tempo todo nós estamos nos estressando ou acumulando energias que não nos fazem bem.

Então, precisamos aliviar de alguma forma. Por isso, ter hábitos de autocuidado cotidianos é tão importante.

Sem falar que o autocuidado não é só isso. É o cuidar de si nas mais diferentes esferas da vida. Como no âmbito social, por exemplo.

Então, autocuidado não se resume a corpo e emoções. Ele é importante em várias áreas da nossa vida e nos ajuda a viver melhor e até a ter resultados melhores.

Benefícios do Autocuidado

Existe uma grande lista de benefícios do autocuidado. Desde os mais evidentes até aqueles mais sutis que precisamos de um pouco mais de atenção para notar.

Além disso, podemos analisar os benefícios em diferentes áreas.

Ao cuidar do social será que também não estou cuidando das emoções e até do espiritual? Pode apostar!

Por isso, quando praticamos o autocuidado em uma área é bem comum gerar benefícios em várias outras.

Alguns dos benefícios do autocuidado são:

  • Saúde física melhor
  • Mental e emocional mais equilibrados
  • Relacionamentos mais saudáveis
  • Resultados melhores no trabalho (o que pode refletir até no salário)
  • Mais sensação de bem-estar no dia a dia
  • Menos estresse
  • Melhora a autoestima
  • Sente-mais feliz
  • Aumenta a autoconfiança
  • Consciência mais expandida
  • Vida financeira mais equilibrada

…entre vários outros.

Mas vamos aprofundar mais. e ver quais são os tipos de autocuidado.

Os 5 Tipos de Autocuidado

Podemos dividir em cinco tipos de autocuidado. São eles:

  • Autocuidado Mental e Emocional
  • Autocuidado Físico
  • Autocuidado Intelectual
  • Autocuidado Social
  • Autocuidado Espiritual

Saber os tipos de autocuidado que podemos ter nos ajuda a fazer uma melhor autoanálise e a nos programar como e quando iremos dar mais atenção àquela área específica.

Podemos, por exemplo, utilizar a Roda da Vida para nos analisar e ter uma visão melhor de onde precisamos cuidar mais.

A Roda da Vida é uma ferramenta visual muito utilizada no coaching, e que nos mostra na forma de um gráfico bem fácil de fazer os diversos aspectos da nossa vida pessoal. Assim, podemos ver onde queremos melhorar.

Vamos ver então o que podemos fazer para praticar o autocuidado em cada uma dessas áreas.

Autocuidado Mental e Emocional

Autocuidado mental e emocional diz respeito ao nosso mundo interno – o que sentimos e pensamos.

Nossas emoções, sentimentos, crenças e pensamentos refletem diretamente em nossas ações. Por isso, cuidar do nosso interior é fundamental.

Ideias de Autocuidado Emocional e Mental:

  • Autoconhecimento. Tudo começa com o conhecer a si mesmo. Por isso, desenvolver o autoconhecimento deve ser uma prioridade. Existem vários exercícios de autoconhecimento que podemos praticar e vão nos ajudando a avançar.
  • Inteligência Emocional. Nossas emoções nos guiam mais do que gostamos de admitir. Desenvolver a inteligência emocional te ajudará a sentir muito melhor consigo mesmo e também a crescer no campo externo.
  • Tenha um diário. Anotar alguns eventos que vão te acontecendo e como você se sente com eles, ajuda muito na sua autoanálise, e, consequentemente, contribui para sua evolução emocionalmente.
  • Seja grato. O poder da gratidão é incrível. Ela ajuda a curar várias feridas que temos, e nos permite caminhar com mais leveza. Faça uma lista com as coisas pelas quais é grato e deixe em um lugar visível.
  • Meditação. A meditação é uma excelente ferramenta de autoconhecimento. Ela ajuda a acalmar a mente e a observarmos mais nosso mundo interno.
  • Terapia. Existem inúmeras terapias que ajudam em nossa evolução, e também fazem parte do autocuidado emocional. Desde a tradicional psicoterapia como vários outros tipos. Encontre aquela que mais faz sentido para você.
  • Expresse seus sentimentos. Encontrar um canal para expressar suas emoções e sentimentos ajuda muito. Em geral, a arte nos possibilita muito isso. Pintura, música, dança são algumas delas. Mas os esportes também são excelentes para esse fim.
  • Analise suas crenças e pensamentos. Estar constantemente prestando atenção ao que você acredita ou diz para você mesmo ajuda muito a detectar pensamentos e crenças negativas, e trocar para caminhos mais positivos.

Autocuidado Físico

Como você já deve imaginar, o autocuidado físico diz respeito ao nosso corpo de forma geral. Mas, contrário do que muitos pensam e fazem, vai muito além de cuidar da estética.

Ele engloba tanto nossa saúde como também nossa energia e sensação de bem-estar no dia a dia.

Exemplos de Autocuidado Físico:

  • Sono de qualidade. Um corpo saudável começa com um bom sono. Muitos acham que estão dormindo bem, quando, na verdade, não estão. Aprender como dormir bem é uma importante prática de autocuidado.
  • Alimentação saudável. A alimentação tem uma papel fundamental na nossa vida. Tanto na saúde quanto na nossa energia e bem-estar, então cuidar da alimentação é também cuidar de si. Uma boa reeducação alimentar pode ajudar muito. Recomendamos uma alimentação vegetariana baseada frutas, verduras, legumes e bastante alimentos fermentados, para seu intestino funcionar muito bem.
  • Exercício físico. Nosso corpo foi feito para ser ativo. Não precisávamos pensar em praticar exercício físico antes, pois fazíamos isso naturalmente. Mas, em nossa vida moderna, estamos sedentários, e isso afeta nossa saúde. Então, incluir exercício físico na nossa vida é fundamental e um sinal de amor-próprio também. Pratique, pelo menos, três vezes por semana, por 30 minutos.
  • Menos estresse. Muitos pesquisadores já falaram que o estresse é a maior causa de doenças da atualidade. Por isso, temos que mudar nosso estilo de vida. E lembre-se que estresse não é só aquele do trabalho. Privação de sono, má alimentação, desgastes intensos com exercícios, poluição (sonora e do ar), bebida alcoólica… tudo isso é gerador de estresse. Então, mude sua forma de viver.
  • Higiene pessoal. Hábitos de higiene pessoal também entram no autocuidado físico. Inclusive, muitos aumentam nossa sensação de bem-estar e até melhoram nossa autoestima. Então, atente-se a eles.
  • Exames frequentes. Faça um check-up, pelo menos, uma ou duas vezes ao ano e também faça uma análise clínica com um profissional e até uma autoanálise de como tem se sentido. Se algo sair dos eixos, tratar logo no começo costuma gerar os melhores resultados.
  • Sauna. A sauna, além de relaxar, ajuda no processo de desintoxicação do corpo através da transpiração.

Autocuidado Intelectual

Entende-se por autocuidado intelectual o ato de estimular o cérebro e a mente, a fim de ter pensamentos críticos cada vez melhores além de desenvolver o raciocínio lógico e também a criatividade.

Nossa capacidade de desenvolvimento é ilimitada, então podemos expandir nosso conhecimento e nossa consciência cada vez mais.

Um ponto muito importante aqui é desenvolvermos o intelecto juntamente com um bom coração. Juntas, essas habilidades transformam positivamente a vida de um ser humano e também do coletivo.

Ideias de autocuidado intelectual:

  • Leia livros. A leitura nos ajuda muito. E ler livros é ainda melhor, já que são mais profundos do que um simples artigo de internet (como esse daqui! 😊). Além disso, procure ler livros cada vez mais difíceis. Isso irá desafiar seu intelecto constantemente.
  • Aprenda novos idiomas. Aprender um novo idioma é sempre desafiador. Inclusive, pesquisadores dizem que aprender um idioma pode ser uma boa prática para retardar o avanço do Alzheimer. Sinal que realmente estimula nosso cérebro. Que tal iniciar um curso de inglês, espanhol, italiano ou mesmo de alemão, japonês ou mandarim?
  • Aprenda um instrumento musical. A música por si só já é uma delícia, e poder desafiar seu intelecto enquanto sente bastante prazer é muito mais estimulante. Violão, piano, bateria, teclado, flauta, são ótimas opções.
  • Tenha conversas mais profundas. No dia a dia é bem comum temos conversas superficiais. Mas isso não nos desafia. Então, que tal tentar ter conversas mais profundas com seus amigos e familiares?
  • Aprenda programação de computadores. A programação é bastante desafiadora e vai te fazer desenvolver a habilidade de raciocínio lógico e até de matemática. E você ainda vai poder usar a criatividade e colocar suas ideias em prática.
  • Assista a documentários e filmes mais ricos. Podemos aprender muita coisa com documentários e filmes de conteúdos mais profundos. Se você não tem o costume de assistí-los, vale a pena incluir no seu dia a dia. Pelo menos um por mês!

Autocuidado Espiritual

O autocuidado espiritual também é muito importante e tem a ver com nossa essência.

Mas cuidado para não confundir com questões religiosas. Pois mesmo que você seja ateu ou atéia, você tem seu lado espiritual e deve cuidar dele.

Na verdade, nós somos seres espirituais, mas que, momentaneamente, estamos experienciando a vida em corpos materiais.

Então, cuidar do nosso mundo espiritual é cuidar do nosso lado mais profundo, nossa raiz. Isso é fundamental.

Tipos de Autocuidado Espiritual:

  • Meditação. A meditação é um excelente exercício de autoconhecimento, mas também uma ótima ferramenta de evolução espiritual. E ela nada tem a ver com religião. Mas, claro, é encontrada em diversas religiões. Inclusive, é citada por Buda no Nobre Caminho Óctuplo. Mas Jesus Cristo também meditava. Então, vale muito a pena aprender como meditar e incluir diariamente na sua vida.
  • Yoga. Essa prática vai muito além de exercício físico e respiratório. Na verdade, o yoga está diretamente ligado ao desenvolvimento espiritual. Quem sabe você não se identifica com essa prática.
  • Propósito de vida. Encontrar seu propósito de vida te fará viver em conexão com você mesmo e com o Universo. Você sentirá leveza e gostará de encarar desafios que estejam relacionados ao seu propósito.
  • Ajude o planeta. Encontrar causas que nos movem e ajudar o mundo nos dá uma sensação muito boa. Sentimo-nos conectados e gratos por termos capacidade de ajudar. Busque algo que mexa com você e vá contribuir!
  • Conecte-se com a natureza. O simples fato de entrarmos em contato com a natureza já mexe com a gente de forma que não conseguimos muito bem explicar em sua totalidade. Sentimos mais leveza e bem-estar. E quando estamos na natureza sentimos mais nosso lado espiritual se manifestando. Por isso, passe mais tempo na natureza. Você vai se beneficiar muito.
  • Leia sobre espiritualidade. Existem vários livros de espiritualidade que nos ajudam a evoluir nesse sentido. Muito são categorizados como livros de autoajuda. Mas não deixe o preconceito te bloquear. Há livros fantásticos! Permita-se conhecer caminhos diferentes. Leia sobre budismo, espiritismo, hinduísmo, o verdadeiro cristianismo, filosofia, meditação, Reiki, chakras, física quântica ligada à espiritualidade, cabala… Conheça as infinitas possibilidades!

Autocuidado Social

Já o autocuidado social está relacionado com a forma que nos relacionamos com o mundo. Somos seres sociais e temos diversos tipos de relacionamos em nossa vida.

Relacionamentos familiares, de amizade, amorosos, profissionais… Tudo isso faz parte da gente e precisamos saber lidar de forma saudável.

Gostamos de poder contar com os outros quando tropeçamos ou estamos para baixo, e também faz parte ajudarmos aqueles que estão em nosso entorno. E, sejamos sinceros, adoramos ajudar!

E não podemos esquecer que nossa vida social está diretamente relacionada à nossa saúde.

Então, cuidar de si no âmbito social também é uma forma de autocuidado físico, emocional, mental e até espiritual.

Ideias de autocuidado social:

  • Participe de grupos. Gostamos de estar em grupos que nos identificamos. Então, procure grupos que tenham a ver com você. Pode ser grupo de leitura, de esportes, de dança, de estudos, de espiritualidade… Existem inúmeros por aí. Com certeza você encontrará alguns com boas pessoas.
  • Ligue para os amigos ou familiares. Adoramos ser lembrados, não é verdade? Mas muitas vezes ficamos só esperando que os outros nos procurem. Que tal você entrar em contato com algumas pessoas com certa frequência e demonstrar que você se importa com eles e quer aprofundar o contato? Aposto que vão gostar e que você também se sentirá bem.
  • Faça trabalho voluntário. Além de nos ajudar emocional e espiritualmente, também ajuda no âmbito social, pois conhecemos muitas pessoas e com realidades de vida bem diferentes.
  • Ria mais. Quem não gosta de rir? Mas na correria e tensão da vida moderna, muitas vezes vamos rindo cada vez menos. Fazer programas que nos ajudam a relaxar e dar risada ajuda muito.
  • Conheça pessoas novas. Pessoas podem enriquecer muito nossas vidas. E pode ser muito gostoso conhecer pessoas novas. São personalidades, histórias e experiências de vida diferentes que podemos ter contato. Saia com amigos que irão chamar outros amigos, vá nas festas do trabalho e interaja, converse com pessoas diferentes e até use a internet para conhecer pessoas com interesses similares.
  • Aceite mais convites. É bem comum a gente recusar vários convites. Às vezes porque estamos trabalhando ou estudando ou até mesmo porque estamos desanimados. Mas esses convites podem ser muito legais também. Vale a pena aceitar alguns deles e sair para fazer coisas diferentes de vez em quando.

Rotina de Autocuidado

Ter uma rotina de autocuidado vai ajudar bastante, pois facilita nosso dia a dia, já que lembramos com certa frequência de praticá-la. Além disso, estaremos sempre praticando o “cuidar de mim”, sem se tornar um fardo.

Aqui vão algumas ideias de autocuidado em forma de uma rotina diária ou até semanal e mensal.

Exemplo de rotina de autocuidado:

  1. Durma cedo e acorde cedo. Somos seres diurnos, e mesmo quando dormimos a mesma quantidade de horas, ao dormir tarde nosso corpo não se recupera da mesma forma. Além disso, ao acordar cedo tendo dormido bem, acordamos com muito mais energia.
  2. Beba 500 ml de água ao acordar. Nosso corpo passou a noite trabalhando e quer eliminar as toxinas pela manhã, então hidrate-se logo ao acordar.
  3. Pratique meditação ou yoga cedo. Isso já te ajuda a começar bem o dia.
  4. Beba um suco verde ou smoothie. Como o período da manhã é o melhor momento para desintoxicação, evite alimentos sólidos logo de cara. Vá hidratando e nutrindo o corpo aos poucos.
  5. Faça 2 minutos de respiração consciente no trabalho pela manhã. Isso ajuda a diminuir o estresse e trazer sua mente de volta.
  6. Tome 15 a 20 minutos de sol entre às 11h e 13h. Esse é o melhor horário para tomar sol e melhorar seu nível de vitamina D. E não use protetor solar!
  7. Faça mais 2 minutos de respiração consciente durante o trabalho no meio do dia. Mais uma vez isso te ajudará a trazer a consciência de volta.
  8. Pratique exercício físico no fim do dia. Isso ajuda a melhorar seus níveis de neurotransmissores, sua energia e, claro, sua saúde como um todo e até sua estética. Mas não pense na estética com intuito de seguir um padrão. Mas sim, uma estética que você goste e esteja em harmonia com sua saúde e com quem você é.
  9. Passe um tempo agradável com sua família. Pergunte como foi o dia deles, conte do seu e troquem experiências. Dêem risada juntos e compartilhem bons momentos.
  10. Leia um bom livro. De noite, opte por livros leves, que não te façam pensar muito. Livros sobre espiritualidade e valores humanos são ótimos 

Além disso, ainda podemos:

  • Ir à sauna uma ou duas vezes na semana
  • Fazer uma automassagem duas vezes na semana
  • Ter uma sessão de massagem por mês ou a cada quinze dias com um profissional
  • Fazer trabalho voluntário todo último domingo do mês

…entre muitas outras coisas.

Percebe como é possível praticar o autocuidado com frequência na nossa vida sem se tornar um martírio?

Conclusão

O autocuidado é uma forma de amor-próprio. E ele melhora nossa saúde, autoestima e autoconfiança.

Por mais que pareçam coisas bobinhas e que não precisamos, é totalmente o contrário. Nossa vida precisa desse “respiro” constantemente.

Se você não tinha o hábito de cuidar de si, talvez valha a pena começar aos poucos. Assim, você vai vendo os benefícios e querendo avançar ainda mais. Experimente!

E você, o que tem feito para se cuidar? Utiliza outras práticas que considera autocuidado e não mencionamos aqui?

Compartilhe aí embaixo com a gente! Vamos adorar saber.

Tarso Spadini
Tarso Spadini
Acredito que a transformação na vida é feita de dentro para fora, por isso vejo o autoconhecimento como a base para o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Recentes