O estoicismo e o autocontrole andam de mãos dadas. O filosofia estoica usa o autocontrole coo base para viver bem e lidar com as imprevisibilidades ao longo da vida.
Você já se deparou com uma situação inesperada e difícil, como perder o emprego ou descobrir que uma pessoa amada está doente? Provavelmente sim.
Quando a gente se encontra diante desses desafios, a tendência é reagir de maneira impulsiva e emocional, sem parar para refletir.
Ficamos enrolando para lidar com aquela situação de maneira correta e saudável.
Lembra quando você era criança e ralava o joelho brincando? Seus pais colocavam um curativo, e aí, mais tarde, você precisava tirar. Só que ficava enrolando porque sabia que ia doer.
Uma hora ou outra precisava tirar e tentava fazer isso devagar para doer menos.
O resultado não mudava. A dor continuava igual.
Tirar o curativo devagar não faz doer menos. Da mesma forma, ficar adiando uma situação não vai fazer com que ela deixe de existir.
A filosofia estoica ensina que, embora não possamos controlar tudo ao nosso redor, podemos controlar nossas reações.
Você precisa aprender a lidar com os desafios de maneira saudável e equilibrada. O estoicismo oferece uma estratégia poderosa para isso, basta aprender a usá-la.
Vamos lá?
O que é estoicismo?

O estoicismo é uma filosofia antiga que surgiu em Atenas por volta de 300 a.C, ou seja, há muitos anos atrás.
A filosofia estoica tem dois objetivos principais:
- Ensinar a encontrar a paz interior aceitando o que não se pode controlar
- Ensinar a importância do domínio das próprias emoções
Segundo a história, as primeiras lições do estoicismo surgiram com Zenão de Cítio que, após perder tudo em um naufrágio, adotou uma vida minimalista focada na resiliência e no autocontrole.
Zenão passou a compartilhar com as pessoas sua vivência minimalista, mostrando que uma vida livre de distração ou caos trazia mais clareza aos seus pensamentos.
Foi daí que surgiu a crença de que nós somos responsáveis por como reagimos diante de eventos inesperados da vida.
Não podemos controlar tudo o que acontece ao nosso redor, mas podemos controlar nossas emoções e é isso que Zenão tentava ensinar.
Ele buscava provar que somente a mente clara conseguiria reagir de maneira saudável e equilibrada.
Enquanto a pessoa focasse apenas no que estava ao seu alcance, como ações e pensamentos, seria capaz de viver uma vida plena.
Estoicismo e Autocontrole
Para entender a relação entre estoicismo e autocontrole, precisamos nos aprofundar um pouco mais nos fundamentos da filosofia estoica.
O estoicismo se baseia em 4 princípios fundamentais, que devem guiar a vida do praticante:
- Sabedoria
É a habilidade de tomar decisões lógicas em vez de agir de maneira impulsiva, se deixando levar pelas emoções. A sabedoria é o que te leva a discernir entre o que é certo e errado, te ajudando a tomar decisões mais conscientes.
- Temperança
No estoicismo é sinônimo de autocontrole. Em outras palavras, é a capacidade de gerenciar seus desejos e impulsos, evitando excessos e agindo de forma equilibrada. A temperança é a virtude que leva uma pessoa a viver uma vida saudável e harmoniosa.
- Coragem
No estoicismo, a coragem vai muito além da parte física. A pessoa deve criar coragem emocional e mental para conseguir enfrentar as adversidades da vida sem ficar refém do medo ou da ansiedade.
Então essa virtude é fundamental para enfrentar os desafios com calma mesmo quando eles forem difíceis demais.
- Justiça
É a virtude que leva uma pessoa a agir com integridade, sempre levando em consideração as pessoas ao seu redor e buscando o bem comum. A justiça requer honestidade, respeito e cumprimento dos deveres sociais.
Cada uma das virtudes formam o alicerce do estoicismo e a prática diária delas leva a uma vida mais equilibrada, racional e menos influenciada por emoções descontroladas.
Ou seja, o estoicismo está sempre se baseando no autocontrole como uma estratégia para ter uma vida plena e feliz.
Estoicismo na prática

O estoicismo é uma das filosofias mais poderosas para você aplicar no seu cotidiano, independentemente da situação.
Como você reagiria ao perder o emprego? E durante um processo de separação ou crise pessoal?
O estoicismo te ensina a reagir de maneira saudável e equilibrada diante dessas situações na vida, ao invés de ceder aos impulsos.
Existe um conceito dentro dessa filosofia que é:
“Foco no que podemos controlar”
Esse conceito é fundamental para qualquer pessoa que queira superar os desafios da vida. Por exemplo, quando você recebe a notícia de que perdeu o emprego, geralmente a primeira reação é ficar com raiva.
Mas o estoicismo ensina que você não deve focar na frustração.
Ele mostra que nesse momento você deve refletir sobre ações que pode tomar a partir da demissão: buscar um novo emprego, melhorar suas habilidades ou investir num projeto pessoal.
O maior ensinamento que fica é que você não pode se frustrar por coisas que não é capaz de mudar. O correto é direcionar suas emoções para aquilo que pode controlar.
Importância do desapego
Outra lição importante é a prática do desapego.
Não se apegar a resultados imediatos ou ao desejo de controlar tudo o que existe na sua vida é o que vai permitir que você viva de maneira tranquila e livre de ansiedade.
Ao invés de esperar que tudo seja perfeito ou que o mundo se dobre aos seus desejos, os estoicos te ensinam a aceitar a vida como ela é e agir da melhor forma possível dentro dessas limitações.
Como aplicar o estoicismo no dia a dia?
Poucas pessoas possuem a inteligência emocional necessária para lidar com as adversidades da vida. A maioria apenas fica refém de seus impulsos e desequilíbrios emocionais.
Você não precisa viver assim. Pode aprender a se controlar e viver uma vida mais minimalista, sem exageros desnecessários.
Veja como aplicar o estoicismo na sua rotina:
1. Prática do autocontrole
O primeiro passo para dominar o autocontrole é identificar quais são os gatilhos dos hábitos que você deseja mudar e só depois trabalhar para quebrá-los.
Por exemplo, você fuma todos os dias e quer deixar esse vício de lado. Você pode colocar como meta fazer alguma coisa no lugar toda vez que tiver vontade de fumar. Pode ser tomar um copo de água, se levantar e dar uma pequena volta ou mandar mensagem para alguém.
O importante é encontrar uma atividade mais saudável para substituir aquele hábito ruim que precisa deixar de lado.
E não se esquecer de descobrir o que te leva ao caminho do vício.
O vício costuma surgir e se manter por causa de outros hábitos ruins, como a dificuldade em lidar com o estresse no dia a dia.
Identificar esse gatilho vai te ajudar a se controlar e ainda acabar com o vício chato que apenas prejudica a sua saúde.
2. Estratégias para fortalecer a mente
Outra coisa legal que a filosofia estoica ensina é sobre como fortalecer a mente.
Uma mente fortalecida e clara é capaz de tomar decisões mais assertivas e equilibradas.
Existem certas estratégias que você pode adotar na sua rotina para fortalecer sua mente, como a técnica de respiração profunda ou a meditação.
Na respiração profunda você inspira por 4 segundos, segura por 7 e depois expira por 8 segundos. O ciclo deve ser repetido algumas vezes, até que se sinta mais calmo.
Já a meditação oferece uma série de práticas diferentes, todas com o objetivo de te ajudar a clarear a mente e melhorar a sua concentração.
Basta encontrar um tipo de meditação que te agrade e realmente faça a diferença para você.
3. Aumente sua produtividade
Quando você aprende quais são as virtudes estoicas e trabalha para colocá-las em prática na sua vida, tudo melhora.
A sabedoria e a temperança são importantes para o ambiente profissional, te ajudando a reduzir a impulsividade, para que assim consiga tomar decisões racionais.
Isso melhora sua produtividade e seu foco no trabalho.
Pare de reagir emocionalmente aos desafios que enfrenta e aprenda a priorizar a estratégia e o racional nesses momentos.
O autocontrole está a um passo de distância
Apesar de ser uma filosofia antiga, o estoicismo segue uma ferramenta prática para quem deseja melhorar o controle emocional e a tomada de decisões.
Quando você aplica os princípios estoicos no cotidiano, conquista mais equilíbrio, clareza mental e tem uma vida mais produtiva.
Se você tem dificuldades para se controlar diante dos desafios da vida, que tal praticar um pouco o estoicismo e ver como ele pode te ajudar?
As lições estoicas podem transformar sua maneira de lidar com os obstáculos, colocando o autocontrole em foco.
Quer mais dicas como essa?
Não deixe de conferir nossas redes sociais e nosso canal no YouTube.
Até a próxima!