Pense numa pessoa pessimista. Pensou? Parece uma imagem negativa, na sua opinião? Talvez, não é? Mas você sabia que existem vantagens no pessimismo?
Parece um pouco estranho ouvir isso, não é verdade? Afinal, muito nos é falado que o pessimismo é algo negativo.
Muitos de nós acabamos adotando uma postura negativa diante da vida. Isso é explicado a partir de experiências desagradáveis ou o excesso de otimismo que não teve o final esperado.
Aí está o primeiro ponto importante, a pessoa pessimista parte de uma visão onde não tenha expectativas exageradas. Afinal, as notícias de jornal trazem fatos que muitas vezes não são maravilhosos, mas essa é a realidade e precisamos saber sobre ela.
O pessimista é precavido
Não adianta tentarmos enxergar o mundo através de um óculos cor-de-rosa. Se olharmos para nossa situação, o pessimismo é praticamente o estado em que grande parte das pessoas estão. Mas isso pode trazer muitos benefícios também, por mais incomum que pareça.
A pessoa pessimista procura ver todos os lados de uma questão. Por isso, ela costuma ser mais lúcida e estar preparada para dificuldades que a pessoa super otimista nem mesmo imaginaria.
Mesmo quando está um lindo dia de sol, o pessimista prefere se prevenir e levar o seu guarda-chuva. Ao ir a uma festa com um amigo que garante que a carona da volta já está resolvida, o pessimista prefere ter um plano B na manga.
A ideia aqui não é deixar de acreditar em dias ensolarados ou no companheirismo dos amigos. O pessimista procura uma base segura para todos os seus planos, por isso é mais difícil entrar em ciladas que poderiam ser resolvidas ao se precaver.
Pessimismo na sociedade
Se considerar essa forma de ver é inusitado para você, não se sinta sozinho! A nossa sociedade cada vez mais idolatra a “positividade a qualquer custo” ou o “basta acreditar para realizar”.
Não há nada de errado com o otimismo e a autoconfiança. Pelo contrário! Essas características trazem muita capacidade para construir os nossos sonhos. O problema está na positividade tóxica que exige que todos estejam felizes o tempo inteiro.
Para confirmar isso, você apenas precisa olhar as suas redes sociais. É muito difícil achar postagens de alguém triste, desanimado ou mostrando pessimismo.
Ninguém quer mostrar o lado negativo da vida. Nós queremos parecer cada vez mais felizes, ricos e otimistas.
Agora, se pensarmos um pouco, é esse otimismo todo mesmo que vivemos no nosso dia a dia, ou é apenas um recorte de alguns minutos?
Importância do Pessimismo
O filme “Divertidamente” aborda essa questão de uma forma muito inteligente. Todos queremos a felicidade, não é? Adoramos os momentos em que rimos, brincamos e estamos entusiasmados.
Por outro lado, existem diversas emoções presentes em nosso cérebro, e elas estão lá porque são necessárias. Ninguém consegue ficar animado 100% do tempo, ou isso pode causar até mesmo um desequilíbrio no organismo.
Mas não podemos exagerar no pessimismo, ou pode levar a uma forma distorcida de ver a vida, além de causar doenças emocionais, como a depressão.
Então, o pessimismo também é uma parte fundamental para nossa sobrevivência, já que é ele o responsável por mostrar o mundo mais realista.
É importante sonhar, mas realizar é o segundo passo. Então, aqui vão 5 vantagens do pessimismo que talvez você nunca tenha pensado antes.
5 vantagens do pessimismo
Vantagem #1. Ajuda a entender melhor a vida
Os pessimistas não têm medo de enfrentar o que está diante deles. Sabem que ninguém é feliz o tempo todo e que todos têm a sua parcela de sofrimento. Então, o tédio, a preguiça, a tristeza, a ansiedade estão presentes em cada pessoa.
Não há problema algum em ter sentimentos considerados negativos. A dificuldade começa quando apenas temos esse tipo de pensamento.
Vantagem #2. Está mais preparado
O pessimista é aquele que sempre imagina que o pior está prestes a acontecer. Ele traça diversas possibilidades rapidamente e vê como cada uma pode dar errado. E quais são as vantagens do pessimismo nisso?
Fácil! De imediato nossa mente começa a criar formas para escapar dessas dificuldades. Por isso, estaremos sempre um passo à frente.
Vantagem #3. É mais realista
Não adianta acreditar que tudo está ótimo, se o dia a dia mostra o oposto. Querer mudar a visão da realidade apenas mostra um lado inocente e despreparado para a vida.
O pessimismo elimina esse filtro que esconde a verdade. Afinal, apenas vendo o ponto inicial como ele é, nós podemos enxergar formas realistas de chegar ao ponto desejado.
Vantagem #4. Diminui o excesso de expectativas
Ter esperanças de que tudo vai mudar, mas não agir para isso é o caminho certo para a estagnação. Por isso, o pessimismo ensina a tirar o foco do que queremos e manter a atenção no que já temos. Isso quebra o ciclo interminável do desejo não-satisfeito.
Quando evitamos as expectativas, também praticamos o desapego e estamos prontos para receber o que vier sem ansiedade.
Vantagem #5. Contribui no autoconhecimento
A versão pessimista vê também as características da nossa personalidade que não gostamos. Isso é conhecer a si mesmo.
Entender nossas limitações e aspectos a desenvolver é a maneira mais eficaz de caminhar para a melhoria. Apenas vendo nossa totalidade, podemos entender quem somos realmente.
Portanto, de certa forma, o pessimismo também pode contribuir para desenvolver o autoconhecimento. Claro que não é fácil e comum as pessoas olharem dessa forma, mas se analisarem mais profundamente e se permitirem, vão perceber o benefício do pessimismo nesta área da vida também.
Conclusão
Como você viu, existem vantagens do pessimismo que raramente nos damos conta.
Apesar das crises e dificuldades, ser um pouco pessimista nessas situações ajuda a traçar um plano concreto para enfrentar o que aparecer.
Apenas não podemos deixar as outras emoções de lado! Para tudo é preciso ter harmonia e equilíbrio dos opostos.
E você, já se beneficiou por ser um pouco pessimista?
Compartilhe com a gente, assim outros podem se beneficiar também.
E lembre-se de ver os conteúdos complementares que temos por aqui.
Por hoje é só!
Um lindo dia para você e até a próxima!